quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Audiências: bilhões ou apenas milhões?


Os comentários são antigos e nem todos acreditam que as audiências do MU e MW girem em torno de bilhões de pessoas. Com relação ao MU, o 'medo' de concorrer com outros eventos (veja aqui na Meio e Mensagem) é grande, tanto que a Organização do MU não marca o evento para a mesma data de outros grandes. Detalhe é que depois do Super Bowl, o Oscar costuma ser o 2º evento mais visto, deixando um lugar não muito específico para o MU, que também nunca foi o evento mais visto nos EUA, desde os anos 50 (veja aqui).
Em 2011, segundo o TV Ratings, um site de audiência americano, "2011 Miss Universe Pageant  down 16% vs. last year and it's lowest rated show ever.” (ver aqui), ou seja, teve uma queda na audiência de 16%. Eles também mostram uma tabela onde diz que na NBC "Total Viewers (million): 4.930"
Especificamente, em 12 de setembro de 2011, na noite do MU, o site Digital Spy (aqui), diz que " Bachelor Pad brought in the most amount of viewers and won the Monday night ratings battle for ABC. The finale episode atracted 7.4 million viewers. Hells Kitchen held steady from last week, achieving a peak audience of 5.8m viewers between 9-10pm on Fox. The 2011 Miss Universe Pageant slipped to its lowest audience ever, with a peak of  5.7m viewers between 9-11pm on NBC", sou seja, acabou em 3º na audiência.
Já se o MU teve cerca de 5 milhões de pessoas na audiência nos EUA e foi transmitido para 109 países  - Paula Shugart na Exame: "Na segunda-feira à noite vamos distribuir o show para 109 países e territórios" (veja aqui) - é fácil fazer a conta: a audiência total chega, no máximo, aos 500 milhões  - e considerando que 5 milhões servem para os EUA, um país com uma população de 300 milhões de pessoas. Em países como a RD, com apenas 10 milhões de habitantes, a audiência certamente não terá sido de 5 milhões - o que está bem longe dos ditos 1 bilhão. 
Com o MW as coisas não são diferentes (veja aqui), apesar da Organização anunciar 2 bilhões de pessoas na audiência. Mesmo a lista de TVs transmissoras ser bem maior que a do MU (ver aqui), há uma infinidade de países pequenos, como Aruba, Bahamas e Barbados, só para citar alguns. Na Hola (veja aqui) a informação é de que cerca de 200 milhões assitiram o MW 2013. "La final del certamen, celebrada en el Centro de Convenciones de Bali, fue seguida en directo por más de 200 millones de espectadores en todo el mundo, según los organizadores."
Resumindo tudo e fazendo uma média, há de se crer que as audiências finais girem em torno de 200 a 300 milhões de pessoas. Não mais do que isso!

Leia também na Folha e no The Guardian.

2 comentários:

  1. Olá,
    Estou assessorando o primeiro evento de coroação das candidatas a Miss Brasil Supranational e gostaria de enviar o release do evento que acontecerá dia 10/10, quinta feira para vocês divulgarem.
    Para qual e-mail posso enviar?
    Obrigada
    Beth Balboni (bethbalboni@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Deixe via mensagem no meu Face: https://www.facebook.com/MarciaBiaE

    ResponderExcluir

Poste aqui seu comentário.