terça-feira, 17 de maio de 2011

Alícia Machado, os concursos de miss e a liberdade feminina

Misses who made the liberty

A mais polêmica das Misses Universo, que engordou durante seu reinado e quase foi destronada por isso, já posou nua e recentemente se confundiu no Twitter falando 'duas Chinas' ao invés de 'duas Coréias', está festejando hoje: em 17 de maio de 1996, Alícia Machado foi eleita Miss Universo em Las Vegas, dando à Venezuela o quarto título no concurso. O interessante é que entre polêmicas e polêmicas, ela não foi a primeira Miss Universo a posar nua. Em 1928, Catherine Moylan já o tinha feito.
Aliás, falando sobre a ousada Catherine, ela e outras da década de 20 deram uma boa ajuda para a revolução e a liberdade feminina, já que  enfaticamente resolveram desfilar de maiô numa época em que as saias recém haviam começado a subir. Isso coloca em xeque, em parte, algumas das discussões feministas sobre a ditadura da beleza nos concursos de miss. A foto abaixo, da década de 20, é do Internacional Pageant of Pulchritude, que premiava a vencedora com a faixa de Miss Universo, e prova que mostrar as pernas do joelho para cima, se não era para todas as mulheres, era para a coragem e para a ousadia das misses.Um viva a elas e à liberdade feminina!
E por falar em liberdade, não é que o site Miss Memorabília nos brinda com esse um belo texto sobre as 'misses reacionárias', escrito pela jornalista e professara da PUC/SP, Ângela de Rego Monteiro, sobre o Miss Brasil 1980? Cheio de pérolas o texto chama a atenção sobre as mudanças que estavam começando a acontecer no Brasil. "Uma coreografia que começa a sofrer o sinal dos tempos", enfatiza a autora. Se todos sempre esperaram a liberdade e a reação das misses, um viva também a Alícia Machado!
Em tempo: Lupita Jones, do México, também foi eleita Miss Universo num dia 17 de maio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário.