terça-feira, 12 de abril de 2011

O International Pageant of Pulchritude está de volta

The father of Miss Universe is back




O Desfile Internacional de Beleza, ou International Pageant of Pulchritude, está de volta e desde 2009 escolhe sua vencedora num desfile vintage. Realizado primeiramente nos anos 20 e cancelado na década de 30, era um concurso local da cidade de Galveston, Texas. Só a partir de 1926 passou a ser internacional, com a participação de outros países. Entre as brasileiras, a mais famosa deve ser Olga Bergamini de Sá, que teria abandonado o concurso em 1929 por não considerá-lo adequado a 'uma moça de boa família'. Alguns missólogos entendem que isso causou uma cisão no concurso, provocada por brasileiros enfurecidos, pois em 1930 uma versão parecida foi realizada no Brasil, coroando a brasileira Yolanda Pereira como a vencedora.
Polêmicas à parte, a primeira vencedora da etapa internacional, Catherine Moylan (1926), já era artista antes de vencer e chegou a fazer fotos nuas. Isso, em parte, explica o porquê de Olga, uma moça de tradicional família mineira, considerá-lo inadequado para sua condição. Afinal, aqueles eram os anos 20 e as saias recém haviam começado a subir. Mostrar os tornozelos era o auge da ousadia e bem provavelmente Olga não estivesse preparada para tal.
Catherine Moylan em 1928

2 comentários:

  1. Oi ,Bia!Adorei o título dessa reportagem;vê-se que você está ligada e, incrível!,nunca tinha visto essa foto da vencedora e o assunto falado.Olga Bergamini era uma das favoritas e se sentiu assediada o que lhe causou indignação.O racha (visão inédita sua,tbm) levou a que o MU realizado no Brasil tivesse mais candidatas do que o de lá.Yolanda Pereira, nossa 1ª MU,teve fortes rivais:Itália,principalmente.Quem sabe,pensando nesse racha e a vitória de uma brasileira, tenha influenciado, depois,nas decisões desfavoráveis a nós;sei que isso acontece, ainda hoje, em vários setores e por motivos vários,não especificamente em concursos de beleza ou referidos ao Brasil.Abraços, Japão.

    ResponderExcluir
  2. E sendo assim, Alícia Machado perde o título de ter sido a 1ª MU a posar nua.

    ResponderExcluir

Poste aqui seu comentário.